RSS

Empreender com a “Ciência do Saber Fazer”.

19 maio

Empreender com a “ciência do saber fazer” ” Técnicas e Casos.
Características, Perfil dos Herdeiros da “Ciência do Saber Fazer”

Queremos aqui dar de forma ilustrativa, algumas das características que definem o perfil destes gurus modernos com suas afiadas e eficazes praticas de “saber fazer” com resultados, são grandes empreendedores , os másteres na disciplina, e que identificamos aqui, como os genuínos portadores desta ciência de gestão e que denominamos “a ciência do saber fazer” veja em nosso blogs outros artigos sobre o desfio de empreender.

Uma das características é a mentalidade funcional da operatividade e capacidade de ver em projeção de cenários, que incluem muitas vezes o chamado pressentimento, este é muito desenvolvidos pelos empreendedores empíricos, “como funcionará e como ocorrerá”
trata-se de uma operação, de um empreendimento. Estes “cracks” da ciência aplicativa do saber fazer, conseguem ver com quase certeza tudo que poderá acontecer, e muito notados casos aliados a intuição e o “chamado olfato empresarial”. Damos como exemplo o caso de um amigo e empresário, Valdir. Um distribuidor e revendedor brasileiro de máquinas pesadas e com quem trabalhamos em operações de exportação nos mercados do Mercosul a alguns anos atrás.

Caso 01 – Intuição Empresarial:
Era um vez um fim de tarde em Santa Marta – Colômbia, nosso amigo Valdir conversava no telefone com sua esposa em São Paulo, dando instruções para que ela retira-se de todos os bancos onde possuíam contas todo seu dinheiro e o leva-se para sua casa, em quando Luis (diretor do Salon Emprendedor) contemplava o azul turquesa das águas do complexo turístico onde estavam hospedados, a voz do Valdir se ecoava cada vez mais alta, ele repetia “sim,sim, é claro que estou louco”. Na época acabava de assumir como presidente do Brasil, Fernando Collor de Melo. Luis e Valdir já tinham conversado a respeito de possíveis mudanças no cenário econômico com a chegada do novo presidente, Valdir na época dizia “ Esse louco vai confiscar as contas bancarias de todos os Brasileiros”. Em fim enquanto Valdir convencia a sua mulher, de fazer o que ele estava pedindo, Luis revisava a agenda e compromissos dos dias seguintes, sem poder se concentrar direito pois a voz alta de Valdir se escutava cada vez mais alta e o contraste da linda paisagem de Santa Marta por si só já era uma grande distração.
Mais resumindo, o final dessa historio do nosso amigo Valdir, você já deve imaginar, ele “adivinhou” o cenário, porque dois dias depois, de fato Fernando Collor confiscou todas as contas no Brasil, Incluindo as Poupanças e ao retornar a São Paulo já vivíamos o caos, não havia dinheiro circulante no pais. Um ato de intuição e de olfato empresarial.

Outra característica dos sábios empreendedores é reconhecer que as pessoas estão no foco do seu negocio, esta e outras características de estes gênios. Enxergam os recursos humanos, seu eixo central, construtor do processo empreendedor exitoso, porque sua práxis ensinou que ninguém monta nem constrói um projeto sozinho, o êxito de todo empreendimento será resultado de uma equipe granadora e principal responsável por essa equipe é o treinador ou melhor dizendo: O Empreendedor.

Um bom empreendedor é um coaching pessoal de taletos da equipe que dirige, sem levar isso em conta, não existe um empreendimento que atinja seus objetivos, quanto mais o êxito. Já que para o empreendedor exitoso, pessoas: “são a matéria prima e o produtos do seu negócio” e a capitalização para expansão é a gerencia e gestão destes recursos.

Cuidar seus talentos e cultivá-los para seu entorno e quase uma vocação, é uma metodologia que vai com sua própria essência. Diferente de bons empresários administradores que a usam apenas, como um método técnico de gestão de recursos, em que seus colaboradores o enxergam mais como um fazedor de regras de jogo do que como um possível aliado que administra vantagens mutuas e temporais, mais apenas isso.

Um empreendedor com letra maiúscula, tem como concepção de negocio a visão de conceito pessoal, o formar novos talentos sem temporalidade, isso é capturado pelo seu entorno e seus colaboradores, incluindo as capas de promover a autonomia e independência dos mesmos, que geralmente depois passam a ser seus aliados em seus novos empreendimentos. Mais para estar junto do professor são verdadeiros colaboradores comprometidos com o empreendimento e o sucesso permanente do mesmo.

Caso 02 – Semeando Talentos.
Trabalhando em Assunção no Paraguai nosso Diretor Luis Quezada teve a oportunidade de conhecer um personagem, ele proprietário da mais importante churrascaria do Paraguai, um Brasileiro desbravador e empreendedor, chego por essas terras contratado com empregado, e enquanto dirigia seu velho Corcel destino Assunção,a fim de se apresentar para empresa que o havia contratado, ele já Montava seu próprio “simulador de empreendimento”. Acoplou a seu sonho de auto-realização a idéia de criar seu próprio negócio nessas terras, é conseguiu, com muito sucesso, diga-se de passagem, até os dias de hoje.

Um de seus segredos de sua ciência de saber fazer, é formar talentos, e semear um projeto pessoal para cada colaborador, assim apóia as expectativas de realização de seus colaboradores. Hoje a maioria de seus colaboradores (empregados) que iniciaram o empreendimento com ele, já são proprietários de importantes churrascarias, casas de lanches e restaurantes espalhados por todo o pais, pessoalmente chegamos a conhecer 1 deles, que por sinal tem a mesma idade que nosso empreendedor Brasileiro. Um fato curioso nos conta esse ex funcionário e que todos tinham a mania de chamar a esse empreendedor de “viejo” seu significado em português é simples: “Velho” , mais em espanhol pode ser usado como uma espécie de apelido para Pai. Outro fato curioso e que todos esses colaboradores estiveram em media 8 anos trabalhando para este empreendedor, o que deixa claro que este cara sim, é um grande semeador de talentos.

Esperamos que vocês tenham gostado, de nossa seqüência de artigos . Mais para frente, publicaremos novos extratos, novos artigos sobre esta mesma temática:
*Percepção do essencial e habilidade para extrair o aplicativo.
*SEV um simulador virtual de empreendimentos operacionais.
*A mentalidade operacional e capacidade de ver em projeção.
*Dinheiro uma medida justa de Valor para recursos e resultados.
*Aprendendo a dividir e somar com empreendimentos .
*Mentalidade Ganhadora e a Dosificação de seu Poder.

S A L O N E M P R E N D E D O R
Brasil – Argentina – Paraguai – Chile – Equador – Venezuela
Sede: São Paulo-Brasil
Tel:55-11-2805-1262
Fax:55-11-2805-1262
Tel. 55-13-3029-0607
Tel: 55-13-3596-6809
e-mail: salonemprendedor.br@gmail.com
MSN: salonemprendedor@hotmail.com
Skype:salon.emprendedor.br

 
Deixe um comentário

Publicado por em maio 19, 2011 em Uncategorized

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: