RSS

Processar Polpa de Frutas

31 jan

Processamento Polpa de Fruta, Como Fabricar, Como Montar sua Fabrica para seu Negocio Productivo. Sua Propria Fabrica  

Despolpadeira de Frutas
Despolpadeira de Frutas

FABRICAÇÃO DE POLPAS DE FRUTAS NATURAIS  Polpa de Frutas ¿Como Fabricar? ¿Como Montar Pequena Fabrica?

INSTALAÇÃO E EQUIPAMENTOS P/ MICRO INDÚSTRIA

O fluxograma de produção é determinante para a instalação e disposição dos equipamentos para a funcionalidade dos processos nas diferentes áreas do processamento, dentro da indústria.

Descrevemos as áreas mais importantes que contem o  fluxograma de produção para uma micro pequena fábrica, com seus equipamentos necessários, bem como acessórios e ferramentas básicas para sua operatividade produtiva.

PARA IMPLEMENTAR SUA PEQUENA FABRICA DE POLPAS: Contatos; salonemprendedor@yahoo.com

Fluxograma Básico de Produção de Polpas

Colheita- Pré-seleção

Classificação – Pré-lavado

Recepção– Pesagem

Lavagem – Sanitização- Descartes

Enxaguar – Desclorificar

Cortes – Descascados

Tratamentos – Escaldados

Despolpado – Refinado

Homogenização

Embalar – Selar -Etiquetar

Congelamento – Armazenagem

.

PARA VER FOTOS E IMÁGENES VISITAR.

  http://salonemprendedor.blogspot.com

.

OS EQUIPAMENTOS E MAQUINAS POR SEÇÕES.

Vamos compor aquí uma pequena unidade de produção para uma capacidade de 100/150 Kg de polpa por día, a pesar de que o potencial pode ser ampliado, partiremos com estes indicadores, as instalações não incluem área de escritório. Iniciaremos por:

01) A Recepção das frutas, matéria prima. Aqui é necessário contar com 1 balança (recomendável uma de 250 kg) destinada a pesagem da fruta em caixas. Além de uma área de 02/03 m², 01 pequeno armário para arquivos. Pessoal coma indumentária adequada, material de controle como: placas, quadros, canetas etc,.

Preaparacao das Frutas para Processar
Preaparacao das Frutas para Processar

Preparação das Frutas:

Lavagem e Sanitação para o Processo de Fabricação

02) Área de Pre-lavado e Lavado: Pessoal equipado com tocas, botas, luvas, aventais impermeáveis, escovas manuais etc. Equipamento 01 lavador com sistema para imersão lavagem das frutas. O projeto criou um lavador de 03 pias com duchas individuais que permite estas tarefas com ótimos resultados de higienização e sanitação. É necessário 02 baldes de plástico de 50 lts para imersão e apoio ao lavador a fim de aumentar a produção, 01 móvel metálico para todo os utensílios. Uma área de 4/4.5 m². para 02/03 operadores

03) Área de Cortes e Descascamentos: Pessoal equipado completo, sem contato direto com as frutas, sala com paredes lisas e azulejadas, piso liso e lavável com deságües, ventilada e protegida por telas anti-mosquitos, as quais devem ser ampliadas a toda instalação da unidade de produção.

Os implementos: 01 bancada de aço inoxidável ou de cimento com azulejos de 2.40m; 01 pia de mão; 03 tabuas de corte de poliuretano duro; 02 facas grandes e 02 pequenas para cortes de limpeza, 02 extrator de miolos, 02 descascadores de cabeça móvel e manual, bandejas de plástico brancas 03 de borda alta 01 borda baixa, 01 recipiente esterilizado para cascas sanitadas e para armazenagem, 01 para resíduos, 01 moinho comum para moenda de frutas duras, cenouras, beterrabas, etc. Área necessária 03/04 m².

04) Área de Escaldado, 01 fogão semi industrial para esquentar  água com panela esmaltada ou de aço inoxidável de 15/20 lts, 01 cesto em aço inoxidável ou cromado, para imersão das frutas, (menor que a panela), a opção por vapor em banho maría é mais aconselhável, 01 recipiente para água fria com gelo para esfriar as frutas. Não são todas as frutas que necessariamente se devem escaldar.  Nesta área são necessários 02 operadores e uma área de 03/04 metros2, 01 bancada de trabalho em aço inoxidável ou de cimento com azulejos de 1.20 mts.

05) Área de Despolpado; Setor protegido com área de deságüe para o lavado da  maquina, antes e depois de cada día de operações, 01 operador equipado e protegido do contato com a polpa, pisos e paredes lisas laváveis e azulejadas, separador de seção ou divisória lavável, área totalmente a séptica, desinfetada com esterilização aérea, antes de despolpar, com vaporizador tipo aerossol de gatilho manual, contendo mistura de álcool puro ao 18% com água.

Equipamento e maquinarias: 01 Despolpadora com capacidade para 50/80 kg hora. Completamente em aço inoxidável, elétrica com motor e instalação individual, 01 liquidificador de 03/05 litros para tarefas de homogenização ou de trituração de apoio da máquina (necessário para algumas frutas), 02 recipientes exclusivos para recepção de polpa, 01 para o bagaço, 01 Bancada de apoio para operações, 01 colher-espátula de goma alimentar para alimentar a maquina despolpadora, 01 pulverizador manual para desinfecção da área, 01 torneira com extensão e ducha manual ou pistão de água para a lavagem da maquina, 01 armário para os elementos de higiene y desinfecção exclusivos para secção. Área necessária 3.5 m².

06) Área de Fracionamento e Selagem de Polpas; área com bancada para 02 operadores, com 01 armário metálico para insumos e acessórios,  02 tomadas  elétricas, 02 funis para apoio de fracionamento e jarras de 01/02 litro com graduação.

Equipamentos e maquinas: 01 tanque dosificador de 15/20 litros com uma torneira e bico dosificador, todo em aço inoxidável, 01 seladora e soldadora elétrica de bolsas plásticas com temporizador com 30/40 cm de área de selagem, 01 balança eletrônica para pesagem de 50 grs. a 05 kg, 01 marcador de datas de validade para os produtos. Área necessária para 02 operadores de 03/04 m².

07) Área de Congelamento Rápido, é um setor continuo ao selamento e pesagem das bolsinhas de polpas, que deverão ser imediatamente dispostas no congelador rápido e acomodadas para seu congelamento, o qual deve alcançar seu ponto de congelamento total das polpas dentro de um tempo máximo de 6/8 hrs

08) Área de Armazenamento Congelado, uma vez alcançado o ponto de congelamento na etapa anterior, se deve acomodar nesta área para seu armazenamento, para aguardar o momento de sua expedição das polpas para  venta e transporte ao ponto de comercialização.

09) Expedição e transporte: é necessário caixas de isopor ou caixas térmicas para o repartição e entrega dos produtos, levando em conta que seu tempo de exposição não deve ultrapassar 06 horas, e mantidas em gelo nestes recipientes adequados com isolamento térmico.

RECOMENDAÇÕES DE INSTALAÇÃO> AREA DE 24/26 mts²

CONTATOS: salonemprendedor.br@gmail.com

*Documento resumido do Manual Técnico Básico de propriedade do projeto Salon Emprendedor. ” Como Fabricar Polpas de Frutas “.

S A L O N   E M P R E N D E D O R  Brasil – Argentina – Paraguai – Chile – Equador – Venezuela
Sede: São Paulo-Brasil Tel:55-11-2805-1262 Fax:55-11-2805-1262 Tel. 55-13-3029-0607 Tel: 55-13-3596-6809 e-mail: salonemprendedor.br@gmail.com MSN: salonemprendedor@hotmail.com Skype:salon.emprendedor.br

 
1 comentário

Publicado por em janeiro 31, 2012 em Uncategorized

 

Tags:

Uma resposta para “Processar Polpa de Frutas

  1. JOSILDO RODRIGUES DOS SANTOS

    março 30, 2012 at 1:06 am

    olá, gostaria de saber o valor das maquinas de fazer as polpas de frutas e a forma de pagamento,e o local ideal para montar a fabrica.

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: